top of page
Search
hugotonette

Tecnologias invisíveis

Para a aula de hoje, escolhi o texto "The World is not a Desktop" ("O mundo não é um Desktop") de Mark Weiser. Neste texto ele comenta sobre o futuro dos computadores como tecnologia, argumentando sobre como eles serão cada vez menos intrusivos em nossas vidas, ou "invisiveis", como o autor do texto fala.


Em seus argumentos ele fala sobre computadores em filmes de ficção científica e como eles tendem a ser "humanos". Com isso ele quer dizer que você conversa com estes computadores como se fossem humanos, tendo que conhecer eles e ser "intimos". Isso é o contrario da invisibilidade da tecnologia que Weiser alega ser o futuro, afinal, o objetivo das mídias de ficção científica não é prever o futuro (apesar de ocasionalmente isso acontecer) e sim de prender a atenção de seu público.


Os 14 anos que passaram desde que o texto foi escrito (em 2006!) parecem um longo período de tempo, e que ele errou em sua previsão, quando olhamos de forma superficial, afinal, desktops e notebooks ainda parecem ser a norma. Mas 14 anos não é muito tempo para a quebra de um paradigma que existe desde os principios desta tecnologia. Temos tecnologias surgindo que estão tentando mudar a forma como interagimos com computadores. Notebooks com telas touch, óculos de realidade aumentada, aparelhos de realidade virtual. Só o futuro pode nós dizer se Weiser estava certo, e este futuro pode ser mais próximo do que pensamos.

6 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page